A maioria dos chás não são inofensivos. A maioria deve ser tomada com cuidado, pois contém substâncias que podem ser prejudiciais - alguns apenas em alta quantidade. Comprovando isso, uma adolescente de apenas 16 anos tem hepatite grave por tomar muito chá verde. Ela tomava o líquido para emagrecer; eram três xícaras por dia.

O chá verde tem substância que faz mal ao nosso fígado. Em grande quantidade, inflama severamente o órgão, causando a hepatite. Os primeiros sintomas que a adolescente sentiu foram dores nas articulações, no estômago, náusea e fraqueza. Primeiramente, os médicos diagnosticaram a adolescente com infecção urinária e receitaram antibióticos.

Publicidade
Publicidade

Após duas doses de antibióticos, as dores não sumiram, e sim pioraram e ficaram mais fortes. Logo depois ela foi internada. Ela vive no interior da Inglaterra.

Ao ser internada, ela estava com olhos e pele amarela e com estado de saúde crítico. Só então os médicos descobriram o seu diagnóstico correto: ela estava com hepatite. A hepatite pode ser causada por vírus ou substâncias em remédios ou álcool. Quando foi internada, ela afirmou que não consumia álcool ou qualquer outro medicamento que provocasse a doença, como o paracetamol. Ela também não tinha viajado recentemente a nenhum país que poderia ter contraído o vírus ou mesmo feito transfusão de sangue.

Ao contar sobre seus hábitos, afirmou que sempre comprou chá verde pela internet para emagrecer rapidamente. Ela tomava três xícaras há alguns meses, os médicos pediram que parasse de tomar e iniciaram seu tratamento.

Publicidade

Após dois meses as funções de seu fígado foram recuperadas.

Problema do chá verde

Essa não é a primeira vez que o chá verde cria polêmica. Ele foi ligado à danos no fígado no passado e diversas pessoas já adoeceram por tomar muito chá verde, seja em pílula, pó, extrato ou infusão. 

A substância encontrada no chá pode, de fato, causar hepatite grave. Isso acontece após ele ser ingerido por cerca de dois a três meses em grande quantidade, como foi o caso da adolescente. Para a lesão no fígado acontecer, o consumo deve ter sido feito durante um tempo para o organismo acumular a substância tóxica presente nele, a catequina. Em uma ou duas xícaras, entretanto, essa substância é pequena e segura. #Dieta #Alimentação Saudável