Na última terça-feira (2), a jovem paulista Juliana Pinatti Bardella relatou, em sua página no Facebook que foi diagnosticada com trombose venosa cerebral, provavelmente causada pelo uso contínuo da pílula anticoncepcional Yaz, receitada por um médico há cinco anos. A publicação recebeu mais de 34 mil compartilhamentos em algumas horas.

No texto, ela contou que começou a sentir fortes dores de cabeça e o atendimento médico apontou uma enxaqueca e não solicitou a realização de exames específicos, apenas foi receitado um remédio. Dois dias depois, ela acordou para ir à faculdade e percebeu que estava com dificuldades para realizar simples ações como escovar os dentes e se vestir pois seu corpo não obedecia totalmente aos comandos cerebrais.

Publicidade
Publicidade

Com o passar do tempo e a piora nos sintomas, incluindo visão embaçada e cefaleia ainda mais forte, ela conseguiu realizar uma ressonância magnética que acusou a trombose venosa cerebral. Trata-se de um tipo de acidente vascular cerebral que ocorre quando um coágulo sanguíneo entope uma veia no cérebro, dificultando a circulação e a oxigenação.

Segundo a universitária, o médico lhe perguntou sobre o uso de anticoncepcionais e, após a afirmativa, ele disse ser essa a provável causa do problema. Juliana disse ainda que nunca foi alertada por nenhum ginecologista a  respeito dos riscos da utilização do Yaz. Ela disse ter sido um choque porque não possui histórico familiar da doença, não fuma e seus exames laboratoriais recentes estavam todos normais.

Alguns estudos científicos apontam que o uso ininterrupto de anticoncepcionais constitui fator de risco para a #Saúde feminina, principalmente aumentando a possibilidade de problemas no sistema circulatório.

Publicidade

E existem comportamentos que potencializam esses riscos, tais como o tabagismo, o sedentarismo e a má alimentação.

Outros fatos relacionando a pílula anticoncepcional a problemas de trombose já ganharam repercussão nas redes sociais, a exemplo do caso de uma professora universitária de Goiás que no início de 2014 publicou um vídeo na internet dizendo que também foi diagnosticada com trombose venosa cerebral devido ao uso da pílula anticoncepcional Yasmin. #Comportamento