No ultimo domingo (30), ocorreu o segundo turno das eleições para prefeito em algumas cidades do Brasil, e no #Rio de Janeiro a disputa foi entre os candidatos Marcelo Crivella do PRB e Marcelo Freixo do PSOL, que terminou com a vitória do candidato Marcelo Crivella.

O fato é que na noite desta segunda-feira (31) foi ao ar pela Rede Record de televisão o programa Fala que eu te escuto, cujo tema principal foi a veiculação de matérias tendenciosas por parte de três grandes meios de comunicação (Rede Globo, Veja e Uol). Essas matérias tinham o objetivo de denegrir a campanha de Crivella e apoiavam a campanha de Freixo, com forte apelação ideológica.

Publicidade
Publicidade

Leia também: Silas Malafaia comemora vitória de Marcelo Crivella e detona ativismo gay

Segundo o programa da Tv Record, a Rede Globo vinha acusando Crivella de maneira infundada e tentando prejudicar a sua campanha, veiculando em seus telejornais matérias tendenciosas e que denegriam a imagem do candidato. Já a revista Veja foi além, ela publicou nas vésperas da eleição um exemplar que trazia na capa uma foto de Crivella preso com a seguinte frase: "A foto que Crivella esconde há 26 anos". Já o portal Uol, considerado um dos maiores do país, estava publicando matéria extremamente tendenciosas que apoiavam claramente a campanha de Marcello Freixo e atacavam a campanha de Marcelo Crivella. E esses não foram os únicos meios de comunicação a tentar esse tipo de manipulação, já que vídeos de Crivella estavam sendo divulgados na internet, mostrando criticas a igreja católica  e denegrindo homossexuais enquanto era bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. 

Leia também: Marcelo Crivella vence no Rio de Janeiro

Essa não é a primeira vez que tais meios de comunicação são acusados de iludir as pessoas.

Publicidade

No ano passado, o jornal norte americano The New York Times, considerado um dos mais influentes do mundo, publicou uma matéria em que chamava a Rede Globo de "A TV que ilude o povo brasileiro". Já a revista Veja foi obrigada a publicar em sua próxima edição a resposta de Crivella sobre a reportagem classificada como mentirosa. Foi definido ainda que será publicado na capa a seguinte frase: "A veja mentiu sobre Crivella". O portal Uol não se pronunciou a respeito da polemica reportagem da TV Record. #Política #Marcello Crivella