O processo judicial envolvendo o comediante Rodrigo Sant'Anna (36), a #Rede Globo de Televisão e a RedeTV! parece ter chegado a um final feliz para o comediante, que saiu vitorioso dessa batalha travada nos tribunais nos últimos cinco anos.

Relembrando o caso

A batalha judicial era em torno de um plágio, supostamente ocorrido durante a cobertura do Carnaval carioca de 2012, pela RedeTV!, no qual o ator Tiago Barnabé apareceu, ao vivo, interpretando a personagem conhecida como Valeria Bandida, que é de autoria do ator e humorista Rodrigo.

Na ação, os advogados pediram uma indenização no valor de 700 mil reais que deveria ser pago pelos donos da RedeTV! ao humorista, como forma de indenização por terem utilizado indevidamente e sem autorização a personagem Valeria, bem como indenizar a Rede Globo por ser a detentora dos direitos autorais do programa “Zorra Total”, do qual a personagem Valeria Bandida faz parte.

Publicidade
Publicidade

Em sua defesa, a RedeTV! alegou que não se tratava de um caso de plágio, e sim apenas de uma paródia utilizando como referência a personagem conhecida pelo bordão: “Ai, como eu tô bandida”, mas, no decorrer do processo, foi provado que se tratava de um plágio. A decisão em primeira instância chegou a condenar a emissora a pagar uma indenização de 50 mil reais tanto à Rede Globo quanto ao ator e humorista Rodrigo Sant'Anna.

Porém, na última terça-feira (13), o juiz do Superior Tribunal de Justiça, que analisava o recurso de apelação interposto pela RedeTV!, decidiu por condenar a emissora a pagar apenas a quantia de R$ 50 mil reais ao humorista pela utilização indevida e não autorizada do personagem “Valéria Bandida”.

Já a Rede Globo de Televisão apenas detém os direitos sobre o programa Zorra Total, e, por esse motivo, não foi contemplada com qualquer tipo de indenização, pois segundo o entendimento do juiz que analisou o caso, apenas o ator e comediante Rodrigo Sant'Anna teria sido lesado, uma vez que foi ele quem criou a personagem, portanto é o único detentor dos direitos autorais da mesma.

Publicidade

Segundo informações divulgadas no site da folha UOL, a reportagem da coluna F5 tentou por diversas vezes entrar em contato com a assessoria de imprensa da emissora condenada a indenizar o humorista global, porém não obteve nenhuma resposta da RedeTV!. A Rede Globo também não se manifestou sobre o fato do Superior Tribunal de Justiça ter negado indenização à emissora. #Famosos