A internet é um universo ilimitado de informações que podem ajudar milhões de pessoas ou disseminar o pânico entre a sociedade. Tudo depende da fonte difusora da informação.

Esta semana veio à tona mais um exemplo do mau uso da internet e das redes sociais com a circulação de uma notícia afirmando que a agência espacial norte-americana (Nasa) confirmou que a Terra ficará em trevas por seis dias.

Segundo a publicação, a escuridão viria antes do fim do ano, deixando mais uma marca de 2016.

Entre os dias 16 e 22 tudo ficaria em penumbra, sem o brilho do astro rei.

É claro que a notícia é falsa. Afinal, já estamos no segundo dia do período citado e o sol continua a nascer e a se por nos quatro cantos do Mundo.

Apesar do tom fantasioso, muita gente acreditou e compartilhou a publicação, ajudando a disseminar o boato.

Segundo o material reproduzido por diversos sites e replicado tanto nas redes sociais quanto no WhatsApp, a agência espacial NASA teria confirmado que apesar da ausência de luz natural, o mundo continuaria a existir normalmente.

O texto explica ainda a ausência da luz solar ocorreria por conta de uma tempestade que estaria trazendo poeira e lixo espaciais para perto da atmosfera, bloqueando assim 90% dos raios solares.

Os conteúdo ainda alegou que o chefe da NASA, Charles Bolden, fez o anúncio oficial deste fenômeno. Entretanto, no site da agência espacial nunca foi publicado nada a respeito.

Os desdobramentos do boato são vários.

Não perca as últimas notícias!
Clique no tema que mais te interessa. Vamos te manter atualizado com todas as últimas novidades que você não deve perder.
Mundo

Além de gerar muitas dúvidas em parte dos internautas, há aqueles que referendam o texto como sendo a passagem bíblica que fala que dias de escuridão se abaterão sobre a Terra, como um prenúncio de que o fim dos tempos está próximo.

Há dois anos essa mesma história circulou na web. Na época o site Boatos, especializado em checar rumores e notícias, desmascarou toda a lenda. Na ocasião, o primeiro site a publicar a falta notícia foi o Huzlers, dois anos antes.

Depois foi descoberto que a página em inglês tinha várias notícias falsas.

Sites que fazem esse tipo de publicação apenas para ganhar audiência acabam mais cedo ou mais tarde caindo em descrédito.

Agora em 2016, a página que veiculou a notícia fantasiosa em português foi classificado pelo Google como um endereço eletrônico com risco de disseminar vírus.

Não perca a nossa página no Facebook!
Leia tudo