Alexa
Publicidade
As notícias do momento

Especialista alerta para os perigos do bifosfonato no tratamento da osteoporose

Substância usada no tratamento da osteoporose pode trazer graves consequências para os pacientes
A cirurgiã-dentista Viviane Diniz alerta para os efeitos colaterais causados pelo uso dos bifosfonatos no tratamento de pacientes com osteoporose. Formada há 19 anos, ela relata que soube dos problemas relacionados aos bifosfonatos durante o curso de especialização em implantodontia. No artigo "Bifosfonatos: o feitiço, o feiticeiro e como ficam nossos pacientes..." publicado em 2013, o doutor em reabilitação oral Paulo Rossetti explica que os bifosfonatos são "substâncias criadas para impedir a osteoporose pós-menopausa ou as metástases em pacientes com câncer". De acordo com Diniz, "os bifosfonatos eram utilizados para pacientes em tratamento quimioterápico de metástases ósseas". "Após um período de utilização, perceberam os efeitos colaterais de endurecimento dos ossos", explica a especialista. "A partir daí os ginecologistas e ortopedistas foram influenciados pelos congressos de grandes laboratórios a prescreverem para os pacientes com osteoporose. Ou seja, um...
Publicidade